Galeria de Fotos
GALERIA DE FOTOS
Aula Inaugural do Instituto Bion 2020
Outros eventos importantes
25 anos IW Bion
Palavras da Presidente Magda Barbiere Walz em Comemoração aos 25 anos do IW Bion
Queridos Amigos e queridos Colegas!
É muito bom tê-los juntos para festejarmos a história do nosso Instituto.
Precisamos de relacionamentos para construir sonhos…sem sonhos não temos como dar conta da experiencia vital. A história do I.W. Bion começa assim, a partir de um encontro de amigos PSI, seus sonhos e a herança de um ambulatório clínico com grande demanda de pacientes.
Éramos jovens e irreverentes, nos lançamos a realizar o sonho comum de termos nossa própria instituição. Experimentamos e aprendemos muito por nós mesmos.
O primeiro passo era fortalecer a herança recebida e para isto era preciso organizar encontros de estudos e supervisão. Precisávamos construir um patrimônio teórico, social e afetivo.
Nomeamos a clínica de Instituto Wilfed Bion homenageando assim o psicanalista que em nossa própria formação ainda permanecia “fora dos muros”.
Admirávamos W. Bion. Ele nos propôs novos pensamentos e ao mesmo tempo causava uma grande turbulência nos conhecimentos já adquiridos. Começamos a estudar com o David Zimmermann.
Criou-se a primeira turma de Formação em Psicoterapia Psicanalítica. A conferência inaugural foi em maio de 1993, a qual nomeados de “Winnicott e Bion: Um encontro possível?” Os conferencistas eram David Zimmermann e Julio de Mello Filho.
No ano seguinte preparamos uma jornada intitulada de “Ferenczi: Um analista Atual?
Éramos mesmo um grupo de jovens aprendizes irreverentes e criativos, com sede de saber mais e conhecer a Psicanálise que guardava os segredos e mistérios que não conhecemos na casa dos pais.
A 3ª Jornada foi sobre Bion. Reunimos vários psicanalistas estudiosos desta teoria e tivemos a presença do Dr. Arnaldo Chuster.
A partir desse encontro que dura 23 anos, nossa instituição solidificou sua identidade e a clínica como a escola receberam um só nome: Instituto Wilfred Bion
Estudamos vários autores, nos identificamos com a psicanálise como um todo, mas o aprendizado da Obra de Bion ampliou nossas mentes e nos ensina a importância de não nos fecharmos em conceitos saturados, inclusive em sua própria teoria. Ou seja, o Inconsciente é um universo em expansão!
Formaram-se muitos grupos de estudo, e supervisão com nosso querido Arnaldo Chuster que com sua visão peculiar a respeito da obra de Bion e reflexões audaciosas a cerca da psicanálise, reuniu colegas de muitas instituições.
E destes encontros produziram-se sete livros.
O que é fazer 25 anos para uma instituição?
O mais verdadeiro seria dizer: Não sabemos, ou sabemos muito pouco.
É certo que adquirimos memórias e experiencias ao longo desses 25 anos, mas o futuro ainda precisa ser imaginado, que a memória não nos sature para que possamos expandir.
Nesse percurso, alguns colegas fundadores trilharam seus próprios caminhos, mas cada um deles deixou sua marca afetiva e intelectual junto a muitos de nossos alunos. Quanto ao futuro, a nova geração já está assumindo tarefas e desejamos a eles uma profunda capacidade imaginativa para criar novas histórias e que a liberdade de pensamento, que é o cerne da psicanalise, seja o desfio a ser alcançado.
Gostaria de deixar como mensagem, a todos nós, uma carta que Bion escreveu, em 1964, aos seus filhos :
“A única coisa que deveria nos interessar, e que sempre me interessou, é que possamos ter um conhecimento de nós mesmos e dos outros, que nos torne capazes de tirar o máximo proveito daquilo que a vida nos reserva. Eu sempre me dei conta que para conseguir isto é preciso experimentar e aprender por si mesmo. Sei que a vida pode ser muito dura e sufocar o crescimento; tudo o que desejo é que isto não ocorra de modo desnecessário. Muito da felicidade presente é fruto de uma labuta passada, do mesmo modo que a felicidade futura pode estar na dependência da labuta do presente. Não há virtude na labuta, mas se vocês encararem com equanimidade, caso seja necessário, ela passa a ser um esteio incalculável, que nenhum montante de habilidade ou sorte, pode substituir.
A imaginação é de grande valia, sem ela vocês não pode vislumbrar seu caminho, mas ela não deve transformar-se num substituto para a vida real. Podemos ficar tão estropiados com a mera rotina de cavar o pão de cada dia, e com a dor da competição pelas necessidades singelas da vida, que torna-se impossível a alguém encontrar o próprio talento. É igualmente verdadeiro que podemos ser sufocados por excesso de facilidades. Não vejo como poderia me contrariar por qualquer escolha que vocês façam, a não ser um caso: se for uma escolha que os leve a retraírem-se em imaginar uma vida boa no lugar de encontrar seu próprio caminho até ela… Se a imaginação os ajudar a encontrá-los, muito que bem; mas, é uma maldição, se uma crença em alguma vida “extraordinária”, colocar uma barreira entre aquilo e vocês. Vocês podem acreditar, eu odiaria mais do que me fosse possível expressar, se sentisse que algo dito ou feito por mim os induzissem a um “bom resultado” que se interpusesse entre vocês e estas simples grandes coisas… Eu não desejo nada para vocês, a não ser que vocês encontrem a si mesmo e às suas próprias vidas.”
Gostaria, em nome da diretoria do IWBION, agradecer a todos que de uma forma ou outra fazem parte dessa história e desejar que continuem conosco cada um do seu jeito.